quarta-feira, abril 29, 2009

cidades criativas - Richard Florida

aqui
e
aqui:

"(...)
Florida explicou porque é que as cidades que mais se desenvolvem são aquelas em que prevalecem três factores – Tolerância, Talento e Tecnologia – e deixou algumas mensagens para Lisboa, integrada numa das dez mega-regiões com maior índice de criatividade na Europa, de acordo com os estudos que o economista e professor universitário desenvolveu nos últimos anos.


Além de diversos estudos desenvolvidos nos Estados Unidos e de obras como “The Rise of the Creative Class” e “Who’s Your City” (lançado em Março deste ano) Florida é co-autor, com Irene Tinagli, do relatório “Europe in the Creative Age”, publicado em 2004. O documento pode ser consultado aqui. O interesse do público, em boa parte constituído por entusiastas da obra de Florida e estudiosos das «Cidades Criativas», prolongou o debate por mais de uma hora.


A conferência contou com a moderação do jornalista Carlos Magno e com a presença de personalidades como João Ferrão, o secretário de Estado do Ordenamento e das Cidades, e João Cravinho, administrador do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento. O ministro da Cultura, António Pinto Ribeiro, participou no mesmo dia num jantar promovido pela organização, com a presença de Richard Florida, no Sheraton Hotel & Spa.

- em 17 Abril 2008

não sei até que ponto é que estas propostas não passam de prescrições ao pacote, devidamente certificadas pela academia, porque registadas em estudos de investigação com as documentações estatísticas insufismáveis sem as quais já ninguém sobrevive. No entanto, é assustador como impactam numa classe de intelectuais e políticos, como qualquer reality-show em que se revela "o segredo".
Parece-me lógico ficar em estado de alerta quando alguém vem propôr soluções em 3 Ts na revelação neo-liberal "mais" profunda para o mundo globalizado, maquilhada de pseudo-cultura criativa, pseudo-aspirina para a "diagnosticada" mentalidade antiquada da Europa, onde se inclui vaidosamente Portugal.
entretanto bebem-se as vontades. entretanto pode-se sempre aprender: Tecnologia, Talento e Tolerância...e pronto! Temos a solução...à venda no hiper-mercado mais próximo.
Vale a pena verificar os níveis de aceitação desta fórmula...basta a net.
no entanto, como qualquer "ungueto" mágico tem o seu tempo de satisfação limitado...
eu também gosto de simplificar...criativamente.

"As relações humanas são assim: fios interrompidos
e retomados até que a morte venha fechar o anel em que
pousaram em vão esperanças e vontades."

Agustina Bessa-Luis, in Os Quatro Rios, p. 33


Sem comentários: