quinta-feira, abril 16, 2009

ao 8º D Eco-projecto - criação de Sons

...de origem aborígene - Austrália - Brasil - México - os instrumentos musicais criados com elementos da natureza teriam um significado simbólico conjugado com os ciclos da natureza ou situações ritualizadas. Actualmente os "Paus de chuva" são utilizados pelos mais variados músicos procurando sonoridades experimentais ou terapêuticas, uma vez que o som é tranquilizante e curioso. O desafio é criar um instrumento musical com significado simbólico, mas demonstrando as preocupações fundamentais da reutilização de materiais para a criação de um ambiente sustentável - Eco-design - actualizando conceitos antigos e criando soluções actuais.





"O projeto Sons do Bambu desenvolve tecnologia para construção de instrumentos musicais de bambu, substituindo o uso da madeira, pois a indústria de instrumentos musicais é uma das grandes consumidoras de madeira, sendo, portanto Ecologicamente Correto, Economicamente Viável e Socialmente Justo. Dentre as muitas qualidades do bambu, destaca-se a de seqüestrar de carbono da atmosfera sendo o vegetal de maior capacidade de absorção de CO2, chegando a superar o pinheiro em 500%, ou seja um hectare de bambu equivale a cinco deste (...)"



"O pau de chuva é um tipo de maraca cilindrica tubular, um instrumento que produz um som similar ao da chuva tendo origem nas culturas indigenas do passado. Através do tempo, o pau de chuva tem sido usado de diversas formas por várias culturas. Actualmente, por exemplo em algumas partes do mundo tem um significado cultural como um instrumento tradicional associado à vinda da chuva, sendo utilizado para fins cerimoniais, e em outros lugares simplesmente é utilizado como instrumento musical de percussão. "

espero que ajude...

Sem comentários: