terça-feira, abril 07, 2009

Pessoa e António Aleixo



In "O Caso Mental Português" Fernando Pessoa. Ed. Centauro





"Julgando um dever cumprir,
Sem descer no meu critério,
Digo verdades a rir
Aos que me mentem a sério!


Em não tenho vistas largas
Nem grande sabedoria
Mas dão-me as horas amargas
Lições de Filosofia."

Sinto que devo

um pouquinho deste tempo, ao António Aleixo e ao Zé Ricardo :-)

por me ter calado quando ele mo referiu por estas bandas.

É que o desafio faria-me comparar o J. Maia com o Aleixo e não caí na "armadilha"...mas ficou-me a bailar o compasso.

Não podendo comparar um com o outro, por óbvias tarefas de artimanha, trouxe-me o Fernando Pessoa o argumento, talvez incerto para alguns, mas lapidar...para mim.

Vivemos ou sentimos ainda, em Portugal, uma cultura binária (alta e baixa cultura) que faz muito tempo deixou de ter fundamento.

A cultura dita erudita tem um lugar ao sol em bronzeadores de "spa" - amarelecendo as folhas dos livros na patine do tempo das bibliotecas - que tanto gosto-,

a cultura popular (da qual bebe a cultura erudita quando não se esventra a si própria continuamente) tem o lugar debaixo do SOL e da Chuva e os pés na terra e a pele queimada. Chega a toda a gente, quando a outra chega só a alguém "muito bem apessoado" (como diria uma aluna minha de pintura com quase 80 anos).

A cultura popular é cultura (Manuel Castells), faz cultura, mistura-se nas gentes. António Aleixo faz parte da cultura portuguesa, como Camões, Pessoa, Eugénio, Florbela, Sophia...

e tem o ritmo balanceado do povo com as suas falas, cantares e revoltas e apaziguamentos. Nele se reveram os audazes e os pacificadores.

Um dia ouvi num filme qualquer coisa como isto: "Fala com as palavras simples para que todos te escutem e te compreendam. Podem admirar a tua eloquência, o teu conhecimento com as palavras complexas, mas irão vazios. Se falares com as palavras dos que te escutam, ninguém sairá igual. E tudo muda. Porque a sabedoria estará sempre nas coisas simples do mundo."

Bom, o Fernando Pessoa é mais irónico do que isto :-)

mas fica a homenagem.

Sem comentários: