sábado, abril 18, 2009

1ª Bienal Internacional de Pintura da FRP


Hoje no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra foram entregues os prémios da 1ª Bienal Internacional de Pintura da Fundação Rotária Portuguesa, parceira da Fundação Calouste Gulbenkian, concluindo um ciclo de conferências sobre Educação (no Porto: Prof. Dr. Daniel Bessa "O Valor da Educação e a Formação"; Lisboa: Prof.ª Dr.ª Maria de Lurdes Rodrigues "A Educação e o Combate à Desigualdade") com a palestra "A Universidade e o futuro de Portugal" pelo "Magnífico Reitor Professor Doutor Engenheiro Seabra Santos" (chama-se assim)...foram ainda entregues bolsas de estudo "Paul Harris" a alunos do ensino Básico e Secundário e uma Bolsa de Pós-Doutoramento no domínio da investigação em Medicina.
Não tendo obtido-fixado o nome dos autores das obras premiadas, deixo as fotos (não muito boas) das obras seleccionadas:


1º Prémio de Chuva Vasco














2º Prémio de Pinto Meira





3º Prémio (não sei também)





e os meus...
que mereceram um diploma de mérito conjuntamente com mais quatro artistas:











"Da minha Língua vê-se o mar" Virgilio Ferreira (90x90)




e + este


"Estórias comunicantes" (120x100)



(Pormenores)

num total de (correcção que agradeço ao anónimo. creio que entendi mal, mas referíam-me ao número de obras de não ao número dos autores) 193 obras a concurso, foram seleccionados 60 autores e cerca de 90 obras (não sei os números ao certo) e

a exposição inaugurará no "Museu da Água" em Coimbra

no próximo dia

24 de Abril às 16.30H

(agradeço a informação enviada pelo anónimo)

10 comentários:

mtt disse...

Graça, mas que mérito!!! Duas obras lindíssimas, as tuas. Que força há nos dois, mas no segundo (estórias...) em particular!Parabéns e que continues com muitos sucessos.
Um beijinho,
Margarida.

graça martins disse...

obrigada minha linda!

...é, parece que ainda por aqui ando...tentando.
Foi um desafio que me coloquei quando uma colega me disse: "se continuas sem pintar ainda perdes a mão"...olhei para ela com estranheza, como poderia também perder a mão?

Então o acaso trouxe-me o anúncio que ficou a repousar no meio dos meus papéis até me contrariar a vontade de não atirar às feras.

e de facto a "minha mão" já tinha ganho independências.

Mas pronto, está feito!
Tenho que pintar mais um para o Centro Cultural Mário Viegas de Santarém nas comemorações do 10 de Junho e depois......
só tenho mais uma coisa para fazer e dou por concluida a minha tarefa por aqui.
um grande beijinho
g

Anónimo disse...

Olaa! Vim aqui deixar o endereço do meu blog/portfólio...

Adoro as suas obras, professora!!
Não há dúvidas de que tenha merecido um mérito...

Nós temos a professora de Desenho mais talentosa de sempre!!
beijinho :D

PR disse...

Gostei! É caso para dizer que estás de volta. ainda bem.
PR

Anónimo disse...

1º Classificado - Chuva Vasco
2º Classificado - Pinto Meira
3º Classificado - não sei

Duas pequenas correcções:

- A inauguração é dia 24 às 16:30 no Museu da Água e não 25.

- foram 195 as obras a concurso e não 300 autores.

Sausações artísticas

Anónimo disse...

muitos parabéns Graça. de facto, ainda bem que estás de volta. e isso nota-se nos trabalhos. de facto, como diz a teo, o segundo tem muita força, mas o primeiro diz-me mais qualquer coisa. estranhas as leituras que cada um faz da arte que os outros fazem...
bjs e votos de continuação de muitos e bons trabalhos. jss

graça martins disse...

Obrigada Jorge e Teo :-)

de facto o segundo (que foi o 1º a ser feito) é mais intenso (o da velha leoa!), por isso tive necessidade de fazer o primeiro mais leve (que foi o que obteve a apreciação do júri).

beijinhos aos dois,
Graça

graça martins disse...

Obrigada também ao Paulo Renato e bem vindo.
continuo a ir espreitar a vossa "janela"
bjs,
graça

Anónimo disse...

"Prémios", "Méritos" e "Menções", em ARTE, são sempre muito subjectivos, para não dizer outra coisa...
Tenho visitado exposições em muitas partes do mundo, incluindo Portugal, sobretudo em Lisboa, e não sendo propriamente uma "expert", não me julgo leiga na matéria. Por isso, tendo, por mero acaso, visitado a exposição desta 1º Bienal, aqui deixo algumas opiniões:
1º - Não vejo razões para a considerarem "Internacional" porque isso não ficou demonstrado na exposição. Será que atempadamente a anunciaram internacionalmente?
2º - O exíguo espaço em que foi realizada a exposição desvalorizou as obras que lá se amontoaram.
3º - Havia obras que mereciam ser destacadas, se não mesmo premiadas, e passaram despercebidas.
Terá sido por tudo isso que o tempo da exposição foi tão curto?
Vejam se conseguem melhor na próxima edição.
F.C.

graça martins disse...

cara F.P.

Obrigado por visitar este espaço, antes de mais...

Não sei os critérios de selecção, apreciação e seriação das obras.

Apenas li o regulamento e participei. Tão pouco me foi possível visitar a exposição.

Por experiência própria (até como júri de concursos), apenas poderei dizer que, nem sempre se compreendem os factores que levam à selecção dos trabalhos.

Quanto ao facto de ser Internacional, foi exposto na sessão da Reitoria da Universidade de Coimbra, que existia o esforço da organização para que fosse um concurso mais participado. Pelo que pude observar, aquando da entrega dos trabalhos, houve concorrentes espanhóis...de resto não sei, nem sei se aqui será o espaço indicado para colocar essas questões...

Porque não as coloca à organização???

O que sei é que às vezes ficamos...outras vezes não.

Os concursos para mim apenas servem de instrumento de análise, reflexão e possível avaliação do nosso trabalho e dos trabalhos de outros...

Claro que também tirei as minhas conclusões...ou não seria gente.

grata pela visita,
Graça Martins