quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Congresso de educação Artística - sentidos transibéricos


Sentidos Transibéricos
22,23 e 24 de Maio de 2008 - Beja


TEMAS DO CONGRESSO
O congresso reunirá especialistas da área da educação artística, decisores de política nacional, regional, local, dos ministérios da Educação e Cultura e entidades governamentais e não governamentais ligadas à educação artística. Incluindo educadores, arte terapeutas, investigadores, artistas, professores, psicólogos, agentes educativos em galerias, museus e serviços culturais, animadores sócio culturais e outras pessoas com interesses similares pela educação artística.





O congresso pretende ter dois grandes eixos de trabalho, o primeiro que se concretizará através de sessões de trabalho plenárias com um grupo de especialistas convidados para reflectir sobre os temas propostos e o segundo eixo que permitirá a mostra e divulgação de trabalhos seleccionados de investigação e prática pedagógica da educação artística em contextos formais e não formais.
Pretende-se que os resultados do congresso sejam publicados em forma de livro e CD Rom, em línguas Portuguesa e Espanhola, pretende-se também que no final do congresso se estabeleça uma lista de contactos para alargar a já existente Rede Ibérica de Educação Artística e se possível alargar essa rede para contextos ibero-americanos e Palops de modo a promover publicação de trabalhos científicos e trocas de experiências no âmbito da teoria e prática da educação artística. O congresso será portanto uma plataforma para a criação de uma rede de profissionais em arte educação/ educação artística nos países de línguas hispânicas e portuguesa.





As línguas oficiais do congresso são o Português e o Espanhol.



O congresso pretende incluir temas que favoreçam narrativas múltiplas e pluridisciplinares da educação artística tanto na Península como noutros países de línguas ibéricas. À partida pretendemos reflectir sobre aspectos teóricos e práticos ligados ao papel da Ed. Artística/ arte educação na construção da identidade dos jovens nas sociedades contemporâneas, a cultura do multimédia, a e-geração, a diversidade cultural, os problemas de inclusão/ exclusão social, preservação de patrimónios, educação para a paz e para a sustentabilidade.
Por educação artística entendemos todo o tipo de aprendizagem formal e não formal que utilize meios de conhecimento e expressão próprias das artes, das várias artes , como por exemplo educação ‘pela’ e educação ‘em’ teatro, dança, música, artes visuais , artes performativas, multimídias, literatura, etc.

FORMATO DO CONGRESSO:



Metodologia de organização do Congresso
Tendo como objectivo criar condições para uma mais aprofundada partilha dos estudos dos participantes neste congresso, resolveu-se abandonar o modelo tradicional de Mesas e Comunicações onde ocorria predominantemente um discurso unidireccional e um tempo restrito para a discussão. Pretende-se que este congresso adopte a tónica de uma trabalho colaborativo inter-pares, exigindo, pelos constrangimentos espaciais e temporais existentes, que os procedimentos de todos sejam norteados pelos princípios da transparência e reflexividade e por competências como a capacidade de síntese e de auto e hetero crítica.



Assim, propõe-se a seguinte metodologia, que exige o uso de critérios claros quanto ao conteúdo substantivo das participações permitindo a sua coerência e similitude:

PROCEDIMENTOS:
1. Envio de participações: Os participantes que pretendem partilhar os seus estudos ou experiências terão que enviar com antecedência para a organização do congresso 3 páginas que descrevam-mo sumariamente, assim como as questões/problemas que esperam que o grupo discuta. Haverá que realçar que nem todos os participantes terão que ter um projecto a partilhar. Isto não significa que se limitem a ter um papel só de ouvintes, sendo de valorizar o seu papel contributivo nos trabalhos.



As propostas serão submetidas à apreciação do comité científico do congresso que deliberará sobre a sua inclusão no programa.



2. A partir das propostas dos participantes, os coordenadores dos grupos de trabalho devem preparam as sessões ( Mesas redondas ou grupos de trabalho), agrupando os trabalhos a discutir pela similitude do objecto ou do tipo de questões/problemas que eles apresentem.



3. A organização do congresso coloca todos os textos enviados on-line de modo a que possam ser lidos atempadamente pelos participantes.



4. Congresso /Sessões de trabalho: espera-se que durante o congresso as sessões sejam de aprendizagem mútua, a partir da partilha de experiências e saberes de modo a que seja construído algo de novo. Em cada sessão haverá um moderador e um relator. No final das sessões o relator ajudado pelo grupo deverá escrever as conclusões do grupo . Essas conclusões serão apresentadas em sessão plenária no final do dia. As conclusões deverão constar das actas do congresso.



5. Publicação : Será publicado um CD Rom com as actas do congresso.

OUTRAS ACTIVIDADES E FORMAS DE PARTICIPAÇÃO:
O congresso será transmitido em tempo real para os participantes que não possam vir fisicamente ao congresso. Os participantes também poderão contribuir com o envio de material para exposição (Posters, Vídeo digital) ou performances.

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