"O Ano Internacional do Planeta Terra decorre entre 2007 e 2009 e tem o apoio institucional da Organização Mundial das Nações Unidas e da União Internacional das Ciências Geológicas."
Os alunos do 8ºA aliaram-se a esta iniciativa utilizando materiais sem suposta utilidade, procurando nos desperdícios um significado maior, mais alargado, relativamente a uma economia de tempo, recursos materiais e humanos, banco de ideias criativas e ainda investigação histórica e cultural.
Descobrindo culturas e histórias e artefactos populares de significado tribal, realizaram "totens" fazendo uma releitura para os tempos do "agora".
A pedido da turma, foram criados 3 grupos que se envolveram na abordagem ao tempo do antes, do agora e do depois (passado, presente e futuro)
e se antes não sabiam o que eram "totens" (o quê, stora?),
agora descobriram que podemos (as civilizações)
falar múltiplas linguagens e escrever histórias marcando compassos alternativos, afirmando convicções e ideias, propondo reflexões.
Para mim, o sucesso, escreve-se na memória daqueles que participam e não esquecem...foi assim que os antepassados nos legaram tantos tesouros.
Sem comentários:
Enviar um comentário