quarta-feira, dezembro 10, 2008

objectivos individuais

Utilizando um exemplo de preenchimento de ficha de objectivos individuais divulgada na net e onde se pode, a um mesmo tempo, testar o QI em comparação com Barack Obama resolvi reflectir um pouco sobre o assunto...considerando que os meus alunos variam, em faixa etária entre os 12/13 anos e uns bonitos 76 anos...(da ARPE).
a) Item: A melhoria dos resultados escolares dos alunos
1- Procurar que os meus alunos compreendam que são os responsáveis e os principais beneficiários da melhoria dos seus resultados.
Sendo eu uma mediadora entre a minha experiência pessoal e o conhecimento que adquiri, dependerá deles o aproveitamento do espaço-tempo que disfrutarão na minha companhia. Reflectindo sobre a importância que a experiência de cada um (independentemente do contexto socio-cultural-económico) pode enriquecer os resultados dos projectos de trabalho, a dinâmica da pesquisa será essencial para todos e todas aprendermos uns com os outros uma vez que o "conhecimento" é um processo dinâmico (segundo as teorias construtuvistas, estruturalistas, pragmatistas e pós-pragmatistas) correspondente às sistemáticas alterações sociais - assim, ninguém, a não ser eles, serão os principais beneficiários do acesso a esse saber.
2- Compreender o processo do "erro", do "incidente" enquanto espaço para reenquadramentos e reflexões - nada é mais "educativo" no espaço educacional que o erro. Um processo de aprendizagem deverá ser o mais possível experimental, assim, o erro pode tornar-se uma descoberta perfeita para uma questão imperfeita. Sem experimentar, sem arriscar errar, nenhum ajustamento pode ser realizado.
3- Tenciono utilizar o reforço positivo assim como o reforço "negativo" - mostrar uma "parede de embate" sempre ajuda à determinação do empenhamento, do desejo, da convicção sobre o que se está a realizar e, no mundo em que vivemos, nada melhor que o desenvolvimento das nossas convicções para nos ajudar, com criatividade e o exercício da dignidade, a superar os obstáculos sempre construtivos.
4- Não tenciono utilizar a "empatia" - há coisas que são naturais aos seres humanos - considerando que todos os alunos terão, da minha parte, as oportunidades que melhor se adaptem à sua caracterização, desejos de aprendizagem, e posturas de sala de aula.
5- A avaliação é na sua essência formativa - logo será uma constante.
A avaliação sumativa é um procedimento administrativo para a consecução das formalidades institucionais e formais de seriação organizacional, de qualquer modo e como a cultura de avaliação mais divulgada é a quatitativa, atribuirei as classificações correspondentes aos desempenhos, não só por forma a responder à instituição, mas essencialmente para que os alunos tenham mais uma informação sobre a sua aprendizagem.
b) Item: A redução do abandono escolar:
Curiosamente face a este item e devido à minha experiência de vinte anos de ensino ocorre que alunos que não pertencem às minhas turmas frequentam, por diversas vezes, as minhas aulas, para o efeito terão de colaborar nos trabalhos, do mesmo modo, como organizo actividades fora da sala de aula a oportunidade de termos sempre mãos e ideias (alheias) é sempre bem vinda.
No entanto ocorrem-me alguns objectivos ambiciosos:
1- Dado que as Artes, na minha escola são uma área, considerada na avaliação externa, como de impacto bastante satisfatório e uma vez que as salas atribuídas são, essencialmente, as antigas salas oficinais, continuarei a debater-me para que as salas tenham o sistema de aquecimento adequado à sobrevivência dos utilizadores (aspecto que refiro à 17 anos sitematicamente). Creio que deste modo será "simpática" a utilização das referidas salas de aula - até ao momento, para suplantar esta dificuldade e respectivo resfriamento dos utentes das salas, tenho procurado colocar as mesas no espaço exterior - o que torna mais agradável, e sendo o frio mais suportável, a vista é bastante mais diversificada e agradável (o mobiliário escolar das salas é deplorável e não está equipada com o acesso às novas tecnologias, nomeadamente computadores, internet, placas gráficas, etc.). Deste modo o improviso tem sido a melhor opção de resolução destes problemas e um aspecto importante de aprendizagem.
2- Não necessitarei de informar os pais para a importância de manter os alunos na escola (pelo menos os da escolaridade obrigatória), deste modo procurarei que as actividades propostas aos alunos sejam, por inerência de significado, do interesse dos próprios pais.
Nos casos em que tal não suceda, que seja do interesse dos avós, dos tios, dos padrastos, madrastas, responsáveis sociais, dos primos e dos vizinhos, enfim, da comunidade. Para o efeito espero que os trabalhos sejam tão gratificantes para os alunos que ao menos a comunidade escolar não lhes resista e se deixe seduzir...
se mesmo assim não resultar...jamais convidarei Encarregados de Educação "académica e profissionalmente bem sucedidos" para exemplo "da importância da escola na promoção da mobilidade social" (seja lá o que isto quer dizer).
Toda a participação cívica será dignificada em qualquer trabalho, no voluntariado, do varredor de rua ao mecânico. Apresentar exemplos de sucesso é o melhor método para a paralesia cerebral de muitos alunos, além de que já assistimos a muitos exemplos de "sucesso" conseguidos sem grande dignidade.
3- Procurarei sempre que os meus alunos utilizem materiais e recursos recicláveis e reciclados, renovados criativamente por forma a diminuir o acesso financeiro a materiais que criam desgaste económico às famílias e diferenciação de aquisição, além de alertar para a necessidade da criação de uma mentalidade ecológica dos recursos.
3- O "abandono escolar" já está devidamente certificado, comprovado, legitimado e propagandeado pelas devidas instâncias, deste modo, procurarei não plagiar o nome e criar um novo léxico, por exemplo "encantamento pela escola", "facínio de aprender", "gostar de estar aqui convosco"...
c) Item: A prestação de apoio à aprendizagem dos alunos incluindo aqueles com dificuldade de aprendizagem
1- Não sei o que se pretende dizer com ter "dificuldades de aprendizagem". Nas minhas diversas disciplinas, quando uns aprendem de uma maneira outros aprendem de outra forma.
Procurarei que nenhum aluno ou aluna tenha "dificuldades de aprendizagem", na colaboração com os outros, na contribuição das suas potencialidades, por mais caracterizadas que sejam como mínimas, para a execução dos projectos. Considero ainda, através da minha experiência pessoal (inclusivé com crianças e jovens deficientes) que uma escola que não tem dança, nem música, a aprendizagem será sempre uma dificuldade e incompleta para qualquer aluno ou aluna, independentemente da vertente vocacional que seguir.
2- Haaa!!!! Já criei um blog que funciona como referência para os meus alunos e alunas (os antigos e os novos), por isso tenciono manter o referido blog.
d) Item: A participação nas estruturas de orientação educativa e dos órgãos de gestão do agrupamento ou escola não agrupada
1- Tenciono participar em todas as reuniões de recrutamento e departamento e conselhos de turma, mesmo que o tempo dispendido nas mesmas não conste no meu horário de trabalho e caso o não faça tenha falta.
Propondo soluções e criando opinião consolidada na minha área de formação, sugerindo autores ciêntíficos, propostas de trabalho internacionalmente consagradas e consolidadas no universo social, educacional, político e cultural da actualidade enquanto referência, procurando que os meus colegas comuniquem comigo e eu com eles e disponibilizando-me para a consecução dessa inter-comunicação quando estou em casa na internet a actualizar o meu blog com toda a informação que me fazem chegar os meus parceiros internacionais e ao mesmo tempo que ajudo a minha filha a fazer os respectivos estudos.
e) Item: A relação com a comunidade
1- Procurarei (como sempre procurei) que os alunos estabeleçam relações com a comunidade através da análise e participação e resolução de actividades propostas pela autarquia, instituições, associações, quer em projectos de âmbito local, quer nacional ou internacional, construindo uma vertente cívica necessária e desejável. Para o efeito acredito e constato que o meu exemplo (Direcção do CBESZA, APECV, rede-ibérica de Educação artística, etc.) poderá servir como plataforma de referência de participação cívica voluntária - e cada vez mais tornada quase impossível pelo novo ECD.
2- Tentarei comprar um computador actualizado, logo que me seja possível, para aceder aos Moodles todos com a facilidade e rapidez que o meu não permite.
3- Tentarei que a comunidade deseje estabelecer relações com as actividades que os meus alunos desenvolvem.
f) Item: Formação Contínua
1- Tentarei terminar a minha tese doutoral em Barcelona sem qualquer verba ou apoio, sem licença e no exercício de todas as minhas funções.
2- Tentarei participar em todos os congressos e seminários, Workpapers, workshops e painéis. Sabendo que estes não se efectuam na minha área de residência e trabalho (província), pagarei a devida inscrição e assumirei que as faltas às aulas, embora justificadas, contribuirão para denegrir a minha avaliação.
3- Tentarei fazer uma acção de formação anual de acordo com a oferta dos centros de formação, desde que seja gratuita e do interesse do desenvolvimento das minhas aptidões profissionais.
g) Item: participação e dinamização de projectos curriculares e extracurriculares
1- Proponho-me dar as minhas aulas - considerando que "dar" as minhas aulas não é estar fechada numa sala de aula, fazer planificações iguais, percentuar os projectos dos meus alunos em fichas de avaliação excelizadas, não propôr facilitismos com vista a um sucesso virtual dos meus alunos e alunas, repensar o conceito de sucesso e com tudo isso participar sempre e sempre e sempre e dinamizar sempre e partilhar sempre...como aliás sempre procurei fazer dentro das minhas reais possibilidades.
2- Proponho-me ser LIVRE de exercer a profissão que acredito ser a mais democrática e a mais bonita das profissões, nem que para isso tenha de abdicar da minha "progressão" (se ela ainda existe) na carreira,
poxa!!!
f) Item: Outros:
1- Procurarei conseguir financiar a contratação de uma "mulher a dias" para a limpeza e manutenção da minha casa. Assim como um ou uma cozinheira.
2- Procurarei encontrar um ou uma acessora de sistemas informáticos para actualização do meu hard e software gratuito.
3- Procurarei encontrar um patrocionador de telecomunicações para os contactos profissionais.
4- Procurarei um patrocionador numa agencia de viagens para conseguir ter férias.
5- Já agora...alguém que pinte por mim.
e agora perguntaria eu:
a quem interessarão estes objectivos individuais?
nota: agora irei analisar as memórias descritivas dos meus alunos, fazer a respectiva avaliação, formalizar a grelha e preparar as aulas de amanhã e respectiva ficha de Observação de sala de aula (para que conste)...por sorte a minha filhota já se deitou.

Sem comentários: