sábado, novembro 08, 2008

re-made in Portugal



ECO-Design


Exposição "Remade in Portugal 2008"
Designers e arquitectos reciclam para criar projectos originais
Designers, estilistas e arquitectos portugueses vão apresentar projectos originais com materiais reciclados na exposição internacional "Remade in Portugal 2008", patente a partir de 1 de Novembro no Museu da Electricidade, em Lisboa.
Lusa


Em segunda edição, esta exposição de design ecológico conta com a participação de novos criadores além dos que estiveram na primeira, em 2007, na Estufa Fria, e apresentará também uma programação paralela de eventos que apresentará concertos, conferências e workshops. Os novos criadores na edição deste ano serão, na área da moda, Ana Salazar e Maria Gambina, na área do design, as empresas e criadores Dasein, SimpleFormsDesign, Carlos Aguiar, Rita Garizo, OM-JP e Henrique Ralheta, e, na área da arquitectura, António Portugal, Manuel M. Reis, , Mafalda Nunes e João Mendes Ribeiro.


Os arquitectos Adalberto Dias, Álvaro Siza, José Manuel Carvalho Araújo, Nuno Sottomayor, os designers Pedro Silva Dias, Alda Tomás, Francisco Providência e Pedro Sottomayor, e os estilistas Nuno Gama e Luís Buchinho, regressam nesta edição, mas com novas criações.


Incentivar as empresas a desenvolver produtos com um desenho original e qualidade de produção, utilizando materiais reciclados, é o grande objectivo do "Remade in Portugal 2008", evento organizado pela Agência Portuguesa do Ambiente. Projecto nasceu em ItáliaCriado originalmente em 2004 pela Regione Lombardia, em Itália, o projecto rapidamente obteve a adesão do Ministério do Ambiente italiano e de vários consórcios ligados à reciclagem, passando a "Remade in Italy", com a finalidade de difundir a cultura do eco-design e do desenvolvimento sustentável. A partir do projecto "Remade in Italy" foi criada uma rede da qual já fazem parte, Portugal, Chile, Brasil e Argentina. Espanha e França vão ser os próximos países a aderir a esta iniciativa. Em Portugal, o projecto está a dinamizar a comercialização de produtos com design ecológico, ao mesmo tempo que divulga o trabalho dos criadores portugueses nos circuitos expositivos internacionais.


O público poderá ver estes produtos originais feitos em materiais reciclados até 16 de Novembro no Museu da Electricidade, cedido pela Fundação EDP, que este ano acolhe a iniciativa.

Sem comentários: