segunda-feira, novembro 10, 2008

Maria Gabriela Llansol


Jade - Cadernos Llansolianos












"as Escolas deviam ir à frente do mundo"



Maria Gabriela Llansol

encontrei esta frase no bolso da bata onde antes pintava que hoje vesti passados tantos dias e tantos anos. Tinha por hábito guardar imagens e textos, frases, objectos, qualquer coisa que me fizesse re-instalar as ideias. Não sei por isso se a tirei daqui ou dali, estava no bolso esquecido da minha bata azul ultramarino que usava quando uma vez eu era outra pessoa


vesti hoje a bata para a pintura das paredes da galeria do improviso e estava lá a frase como se soubesse que tinha uma qualquer lógica aparecer ali, naquela hora, naquele instante


emprestei a frase aos meus alunos e alunas, emprestei a bata


pintei as mãos e os dedos e os cabelos e um sorriso...


acreditei, por instantes, não haver melhor lição para este "admirável mundo novo" do que o quadro que ali vi
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
é assim, creio eu, como um pensamento puro interpretado com a esperança desse mundo
se pode tornar uma armadilha de palavras enroladas
deste mundo
palavras "escola" e "mundo" agora têm de estar ligadas a uma desejada humanidade
ali a frase fez sentido
aqui também
...
do lado de fora da escola
no lado de dentro dos mundos
fazendo gente
...quanto ao resto
lavo as minhas mãos
pintadas de branco

Sem comentários: