sexta-feira, janeiro 08, 2010

Mana Bernardes








"Histórico: Mana Bernardes é uma jovem designer de jóias, poetisa e artista plástica. Tão múltipla que consegue circular entre o Chelsea Art Museum em Nova York e as ruas populares do Rio de Janeiro. Seus colares estão à venda em conceituadas lojas de design - como a Colette, em Paris e a Zona D em São Paulo. Já sua invenção o Magnomento, um fecho magnético de imã que não pesa, é comercializado em larga escala para os fabricantes de bijuteria do Saara, no Rio. Com o irmão Pedro Bernardes, escreve um livro de poemas musicados. Ela ainda viaja pelo Brasil multiplicando em oficinas o seu trabalho.

Mana nasceu no Rio de Janeiro e vem de uma família comprovadamente criativa. Seu pai é o cineasta Sérgio e o avô, o arquiteto Sergio Bernardes. Sua história profissional começou aos 7 anos, quando fez seu primeiro colar. Aos 11, já criva peças para a loja carioca Cantão e também as tiaras da Babalu, personagem de Letícia Spiller da novela 'Quatro por Quatro'. Seguiu inventando objetos. Tudo para expressar um conceito: 'o poder de transformação é a jóia do ser humano'.


Suas peças são chamadas de jóias pela maneira como ela enxerga a nobreza nos materiais. Assim, utiliza mini frascos, garrafas Pet, palitos, grampos, pérola, prata e ouro, criando um resultado moderno e instigante. Bolas de gude se transformam no colar 'Esferas que Flutuam na Rede'. A partir de uma colher de café surge o 'Mexedor'. Gargantilhas com espelhos são chamados de 'Você é Algo em Mim'.

Em 2005, convidada pelos Irmãos Campana, expôs na Fundação Cartier (França): na mostra 'J´ên Rêve', que reuniu novos artistas de todo o mundo. Lá apresentou o móbile de 8 metros 'Um Fio para Um Espaço' e o vídeo arte 'Conectar-se Pelo Cordão'. Com este mesmo projeto participou da mostra comemorativa da revista inglesa 'I-D'. Inaugura em Londres em 2005, a exposição passou por seis países. Em 2006, esteve no Brasil, na São Paulo Fashion Week. Mana já havia participando da edição anterior do SPFW, com a exposição 'Moda sem Fronteiras'.

Desde os 14 anos, realiza oficinas e já formou mais de 300 adolescentes em arte e bijuteria no projeto social 'D+ da Conta' da Associação Ser Cidadão no Museu da República-RJ. Atualmente, desenvolve uma metodologia própria chamada 'História de Vida Através do Objeto, Histórico do Objeto Através da Vida'. Com esta proposta, em 2005, deu treinamento para artesãos especializados em sementes em Rio Branco-Acre e para estudantes do Instituto Europeu de Design em São Paulo.

Além de suas coleções, trabalha em parceria com outros estilistas. Uma tampa de caneta transformadora em vasinho deu origem à 'Flor de Bic', que esteve na coleção da estilista Luisa Marcier. Em 2006, lança uma linha feita em parceria com a sua mãe, a artista plástica Rute Casoy para a loja Fuxique-Garimpo, em SP. Para a Nokia, produziu 'Esfera', pingente para celular. É num tranqüilo ateliê no Jardim Botânico, no Rio, que ela cria."

Sem comentários: