sexta-feira, outubro 31, 2008

"momentosgrafite" exposição de Desenho do 10º AVA

(imagem de Ana Rita Lopes Aluna do 10º AVA)

“É o meu lápis que pensa, eu sou o movimento. E observo.”
Serge Bloch


Os alunos do 10ª AVA da Escola Secundária de Maria Lamas entraram este ano lectivo no universo do Desenho…e…

”Começando pelo princípio, que é por onde se devem começar as coisas” (António Lobo Antunes) mancharam-se as folhas A2 grafitadas a lápis e barras, delineando e moldando, borrachas só para riscar…assim acontecem as coisas:

Os desenhos começaram a surgir em compulsão.
Os desafios foram então re-delineados – depois da composição o fragmento, decompor, recompor – depois do fragmento/pormenor, AMPLIAR o olhar e distender a compreensão das dimensões do desenho, a profundidade agudizada, a geometria das formas, a coloração numa gama de cinzas e brancos, aproximações e afastamentos, as transparências e o opaco, o que está e o que não está. Focar o necessário, o desejável, o significativo – seleccionar.

Temos então agora uma nova realidade para mostrar…e uma primeira experiência para sentir – o efeito de expor o nosso trabalho – mostrar a outros olhares, organizar a exposição…

Pedimos ajudas e os apoios vieram, primeiro do Sr. Lopes que nos cedeu o espaço, da ARPE que nos ajudará a tomar conta dos nossos desenhos e desta nossa Escola nos materiais, na divulgação, no incentivo.

Chega um momento em que o desenho cede à vaidade e se inquieta…e se torna, por uma semana, um mo(vi)mento grafite.

A Exposição inaugura dia 15 de Novembro de 2008 às 15 horas na Rua 25 de Abril, nº 23 e nós…esperamos vocês!!!

2 comentários:

zemanel disse...

Não posso voltar para a MARIA LAMAS?

graça martins disse...

He! he! he!

e eu que gostava tanto de sair...

adoro aquela Escola, nem sei bem porquê. Adoro o facto de ter o nome que tem e que isso representa, adoro ter salas degradadas e geladas no inverno, para poder ter o pretexto de vir para a rua com as mesas e as cadeiras e fazer do "espaço exterior" um reportório para os sentidos.

mas agora tenho de definir os meus objectivos em papel definido e objectivo, os meus critérios de sucesso, as minhas estratégias...
o problema é que tenho tantos objectivos, tantas estratégias e tantas idéias que quando digo "tive uma ideia!!!! e se..."

eles e elas respondem "Ai!!! a stora teve uma idéia!!!"

...e ficam à esperam em suspense. Crio sempre suspense
- é uma estratégia...mas não posso prever.
Acontece!
- é um objectivo!
Que aconteça

e se algo aparecer...e se eles e elas se apoderarem da idéia, e se a idéia passar a ter outras idéias que não minhas...então temos sucesso - não o estatístico - o humano! esse objectivo tão desalcançado...

mas vem...sempre!
dia 15 quem sabe??? ou até dia 23 e faz o favor de me procurar para te conhecer pessoalmente, teria todo o prazer.
abraços
g