quinta-feira, outubro 30, 2008

Danuta Wojciechowska

three dimensional illustrations


Danuta em Torres Novas dia 14 Novembro


pelas 10 horas, a ilustradora Danuta Wojciechowska, irá realizar um Workshop na nossa escola.


Vale a pena!
Danuta Wojciechowska
Dados curriculares
Nasceu em 1960 no Québec, Canadá. É licenciada em Design de Comunicação pela Escola Superior de Design de Zurique. Obteve uma pós-graduação em Educação pela Arte, no Emerson College, Sussex, Inglaterra. Desde 1984 vive em Portugal. De entre outros, fundou com Inês do Carmo o atelier Lupa Design onde trabalha em design, ilustração e cenografia. Tem-se dedicado às áreas da educação social, ambiente e cultura com particular relevo para a ilustração.


Distinguida com Menções Especiais do Prémio Nacional de Ilustração em: 1999 pelas ilustrações do livro "Fala-Bicho", de Violeta Figueiredo, Editorial Caminho 2000 pelas ilustrações do livro "O Limpa-Palavras e outros poemas", de Álvaro Magalhães, ASA 2001 pelas ilustrações do livro "O Gato e o Escuro", de Mia Couto, Editorial Caminho 2002 pelas ilustrações do livro "Mouschi o Gato de Anne Frank" de José Jorge Letria, ASA Em 2002 foi seleccionada pela THE WHITE RAVENS - A Selection of International Children´s and Youth Literature, com o livro "O Gato e o Escuro", de Mia Couto, Editorial Caminho. Em 2003 foi seleccionada para a Exposição Internacional de Ilustradores da Feira do Livro Infantil de Bolonha.
Foi seleccionada como candidata nacional ao prémio Hans Christian Andersen 2004, atribuído pelo IBBY - International Board oF Books For Young People.

2 comentários:

zemanel disse...

os alunos da minha antiga escola têm muita sorte.
No meio de tanta confusão,degradação das carreiras docentes, processos de avaliação que são como se sabem, uma sociedade cheia de problemas que se reflectem todos na Escola, ainda há Professores e Professoras que acreditam nos alunos e neles investem, investem, investem...
Parabéns à Graça Martins e a todos os que vão fazendo "das fraquezas, forças" e construíndo um Portugal um bocadinho melhor.
ZéManel

graça martins disse...

Caro Zémanel

Sempre simpática e calorosa a tua visita e os teus comentários…

Espero que os alunos também pensem assim…mas isso a eles caberá avaliar (palavra ingrata nos tempos que correm :-)

Mas o mérito da visita da Danuta não é meu, apenas divulguei. A iniciativa é fantástica, são raras as oportunidades de ver e conhecer artistas (pintores, escultores, ilustradores, etc.) da nossa época (de agora) da categoria e dimensão da Danuta (e quantas e quantos outros haverá!!!) saírem da A23 em direcção a Torres Novas e ficarem por cá um tempito a mostrar o quanto de bonito se faz e se acredita.

Até os nossos, os que se formaram cá e que já são muitos, se foram embora. Esses, queria-os por aqui…mas ao falar com eles sei que não acreditam…

Não é fácil.

Também tenho opinião (sou uma chata que tem opiniões) quanto ao “processo” (?) que ocorre no ensino obrigatório e público em Portugal: do sistema de avaliação da profissão docente, ao novo Estatuto da Carreira Docente, mas tenho feito das “tripas coração” para estar caladinha e…pela calada…quem sabe??? Por agora, procuro que eles e elas saiam da escola ;-) e vai já acontecer no dia 15 para a escola ver, para os pais verem, para a cidade ver…que mesmo nas marés mais turbulentas se pode e deve surfar…(falta-me a técnica para o mar).

Um forte abraço,
De graça