quinta-feira, maio 01, 2008

...do 25 de ABRIL ao 1º de MAIO...diz este azul ao vermelho:


Matilde Marçal

Meu Portugal arrancou a Abril um cravo


a Maio uma papoila do campo.


tingiu a terra
e os corpos e os olhos e os vestidos e os lenços e os risos e as lágrimas
de vermelho vivo,
vermelho sangue,
vermelho quente!


Frenético!


Eléctrico!


Incandescente!


Chama!


...que fosse sempre...chama
não me tirem, os véus, a ilusão,
temos uma história
de ir para a guerra
com uma flor na mão
poemas trans-versos
e uma canção.
foi esta a lição!!!
eu não tenho dúvidas
que de batalhas travadas
se nos tire, do corpo, a vida
É vitória! E é nossa!
porque não nos ganham o coração!
por isso que se minta, se engane, se despreze, se ligue à falsidade,
pouco importa.
que me importa?
é sobre-vivência,
é política,
é traição...
é rosa velho
não é
vermelho!
(fala do azul de cor)






"Amargo estilo novo"



"Tudo é fácil quando se está brincando com a flor entre os dedos


quando se olham nos olhos as crianças,


quando se visita no leito o amor convalescente.




É bom ser flor, criança, ou ser doente.


Tudo são terras donde brotam esperanças,


pétalas, tranças,a porta do hospital aberta à nossa frente.

Desde que nasci que todos me enganam,


em casa, na rua, na escola, no emprego, na igreja, no quartel


com fogos de artifício e fatias de pão besuntadas com mel


E o mais grave é que não me enganam com erros nem com falsidades


mas com profundas, autênticas verdades.



E é tudo tão simples quando se rola a flor entre entre os dedos


Os estadistas não sabem,


mas nós, os das flores, para quem os caminhos do sonho não guardam segredos,


sabemos isso e todas as coisas mais que nos livros não cabem."
ANTÓNIO GEDEÃO

1 comentário:

zemanel disse...

Que belas palavras -coloridas,coloridas- se encontram sempre por aqui...