sexta-feira, outubro 05, 2007

Insónia, novela, “vingança” e…insónia…








Insónia, novela, “vingança” e…insónia…

Dia 1 de Outubro 2007

Em noite de falta de sono ou incapacidade de fachar olhos e desligar, ligo, em alternativa, o televisor no canal que o comando define:


SIC – “Vingança” – produção portuguesa – novela.
Seja!Para narcotizante serve.

1º - O protagonista Santiago resgata a princesa Laura (não sei como, nem do quê porque, confesso, não liguei o televisor antes);

2º- Desmaiada, Laura é levada para casa pelo grande amor e pela irmã médica que diagnostica estabilidade da situação, apesar do desmaio. Santiago a sós com Laura (desmaiada e com sinais estáveis) fica ansioso rogando para ela não ir embora…!!!(pergunto: onde ela poderia ir assim desmaiada e com sinais estáveis???)

3º - O filho joga consola num espaço preparado para um garoto da idade dele diga-se: um lugar escuro e fechado – tipo Bunker eventual terceira pós-guerra mundial, com computador, consola e demais apetrechos electrónicos necessários à subrevivência para um garoto daquela idade.


História:

Dois homens poderosos e ricos: o bom e o mau.
Dois filhos poderosos: o bom e o mau.
Duas casas palacianas guardadas por um exército de seguranças: Os bons e os maus.
Dois extractos sociais: os ricos e os pobres.
Duas personalidades dos extractos sociais: Os ricos querem continuar a ser ricos, os pobres querem ser ricos como os ricos. Os pobres trabalham para os ricos e são de uma subserviência acrítica quer para o bem quer para o mal (acho que já disse isto em algum lado…redundância???).
Duas crianças.

Os Pobres são assassinos ou, no caso das mulheres, vendem-se aos homens (ricos!) por estabilidade económica. Quando não se vendem ou vivem às custas da “generosidade” dos Ricos e são completamente domesticadas aos seus “donos” de adopção (caso da governanta de Santiago e da mãe adoptiva de Laura), não têm vida própria, a vida delas serve a vida dos seus meninos…ricos…com muito amor e carinho, claro.

As casas estão sempre impecavelmente limpas pelo que se suporia uma intervenção significativa de uma infantaria de “mulheres da limpeza” (não há “homens da limpeza”), jardineiros, etc. o que levaria a outras histórias que a novela com “maior sucesso portuguesa” não caberia contar…seria monótono e desinteressante.

Os cenários passam-se entre as diversas casas…dos ricos, casas de campo, casas de aluguer, mansões, hospital particular de cirurgia plástica, restaurante de luxo (claro!) e a casa do pobre (o assassino alcoólico pau-mandado do vilão).

Enfim, é quase enfadonho descrever mas serve para contar e enquadrar o seguinte episódio que eu vi!!! E ouvi!!! Ninguém viu???

O menino bom, como referia atrás estava a jogar consola. Para o proteger do problema da mãe desmaiada a governanta pede para jogar com ele e pergunta como se joga…

O garoto (na sua sapiência) diz à adulta:

-Mas tu sabes jogar?

Ao que ela responde em brincadeira:

- Claro, jogo todos os dias.

Sorriem ambos…(é uma cena comovente pois o menino tem a mãe no andar de cima e a governanta está a protegê-lo de ir ver a mãe desmaiada). A governanta pede ao garoto para lhe explicar como se joga:

- Fazes assim: O jogo passa-se na segunda guerra mundial…nós somos os alemães…

Fade in…desaparece o som enquanto na imagem se vê AINDA por instantes a governanta a rir com o garoto, provavelmente enquanto decapita ou dispara sobre judeus ou a resistência francesa…

Fade out…outra cena.

Será que eu vi - ouvi bem???

Impossível dormir de olhos abertos e ouvidos despertos…





Observação: Laura tinha desmaiado porque teria morto o marido (o mau) que afinal...não morreu!!!



Delírio divino.



A fotografia a cores e LCD da sociedade portuguesa escrita por qualquer guionista no seu resort, mansão ou condomínio fechado sofrendo (???) de uma profícua Anestesia Cerebral...

7 comentários:

zemanel disse...

parabéns.
Porque não basta olhar, é preciso saber ver.

graça martins disse...

Zé Manel, bom ter-te de volta!!

era bom era dormir descansada:-)

tudo de bom e muita força,
Graça

Anónimo disse...

Se não gosta não veja. Mas porque é que goza. É uma novela, logo não é a realidade não pode ser levado a serio. Se não fossem as novelas a mostrarem que ainda há felicidade as pessoas estariam mais tristes do que já estão.Se não gosta de novelas portuguesas paciência, mas na minha opinião deve ser daquelas que gosta das novelas da tvi, logo as novelas da treta.

graça martins disse...

Caro ou cara anónimo ou anónima,
obrigado pela opinião e pelo concelho. Dou-lhe toda a razão!!!

Mas não estava a gozar, escrevi a sério e com preocupação pois pensei na minha modesta opininião que se tratava de passagem subliminar de ideologia sujacente -tolice minha.

Ainda bem que as novelas mostram a "felicidade" face à tristeza que, refere, padecem as pessoas.

As novelas da TVI também são portuguesas..." logo, novelas as da treta" como muito bem refere.

O seu comentário é tão pertinente que não resistirei a colocar como post.

Disponha e seja feliz.
Graça Martins

graça martins disse...

OPINIÃO, peço desculpas, foi do deslumbramento!

magarça disse...

:) Contado por ti é que tem piada!

graça martins disse...

conselho...