quarta-feira, maio 09, 2007

Susana Neves - Mariposa Roja

Gente colorida:
Suasana Neves de visita ao Índigo trouxe um pouco mais de magia.
"quando o rei era sabão" é um blog cheio de cor.

Retirei um texto de Susana que tem tanto de saboroso como de reflexivo, falando sério a criar:





"Na exposição "O Grande Descobridor de Pinguins", patente no espaço da Capela, do Centro Cultural de Cascais, de 10 de Fevereiro a 26 de Março de 2006, apresentou-se um conjunto de 11 pinturas sobre papel, acompanhado da história do intratável pirata Francis Gould, que um dia roubou a Lua e vendeu a Noite. Tendo sobrevivido ao afundamento do seu navio, este pirata, na realidade, antepassado materno da artista, passou o resto dos seus dias nas margens do lago Iroiti, na Nova Caledónia, a pescar os livros da sua biblioteca naufragada. A todos estes livros chamava, com paradoxal ternura, pinguins.





Susana Neves defende: "As obras expostas não ilustram a história nem a história as descreve. O Grande Descobridor de Pinguins é ao mesmo tempo uma atmosfera e uma dupla ficção. Alguns personagens fazem exercícios de poder e subjugação mas são neutralizados pela força intratável da ironia dos que se movem contra a tirania da normalidade. O traço muito fino é em alguns casos assimilado à cor e esta define o volume das figuras e revela a sua natureza subversiva.





Depois do "clown epistemológico" e o seu circo do vazio "A Noiva do Campo Mil", Diferença, 2005), "O Grande Descobridor de Pinguins" apresenta o triunfo instável da tabuada de pevides."

Sem comentários: