quinta-feira, setembro 11, 2008

Início do ano lectivo

disseram-me um dia...

"o que nasce torto tarde ou nunca se endireita"

ainda assim

procuro horizontes

até que me calem de vez.

malditos diplomas de mérito

maldito sucesso

maldito uso da palavra dita

se precisam de tantos documentos para provar o meu profissionalismo e eficácia, como posso eu acreditar em mim?

farei o que me pedem

coloco os números, as percentagens, os notas, as classificações, as vírgulas, faço os relatórios, não me contem as horas que dou, mas fiscalizem-me os minutos que falho, coloco cruzes nas quadrículas dos alunos, coloquem-me cruzes.

responsabilidade na liberdade, respeito pelo outro, compreender a verdadeira lição de cidadania, sentir a ecologia da terra na ecologia dos sentimentos e das realidades de todos...compreender que educar não é nem nunca foi simplesmente facilitar, blá, blá, blá

só não falharei se não puder! porque somos gente.

pode ser que me expulsem de vez.

2 comentários:

magarça disse...

De tudo o que tenho lido aqui, não me restam dúvidas que és uma excelente profissional, humana e preocupada com os alunos e com a qualidade do ensino. Desejo-te um excelente novo ano! bjs

graça martins disse...

magarça,é sempre bonita a tua presença aqui...e aí também.

Felizmente continuo a inspirar-me em pessoas cheias de ideias transformadoras...como tu...

beijinhos de graça (trocando o r)